terça-feira, 24 de setembro de 2013

Projeto de Sequência Didática - Gênero: Cartas - 4º B - Professora Michelle

O Projeto de Sequência Didática do Gênero Cartas teve início com o Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa do 4º ano .





Professora Michelle





Nele há várias atividades que compõem o Gênero Cartas: leitura de cartas, identificação de remetente, destinatário, local e data, assunto principal, entre outros.

 



A professora Michelle é professora do 4º ano B do período da tarde, e também é  Professora de Informática Educativa no período da manhã, sendo assim, ela tentou articular a escrita com a tecnologia, vejam:


"Após começarmos o contato com o Gênero Carta, os alunos foram instigados a ler cartas diferentes, que constam no Caderno de Apoio e também  a perceber qual a importância das cartas no tempo de hoje".

Neste momento, eles foram para a Sala de Informática Educativa para utilizarem o Aplicativo
* "Edubar", que está instalado em todas os vinte computadores dos alunos.

Nele há uma excelente sequência de atividades que mostram aos alunos várias atividades relacionadas às cartas, nas quais os mesmos são convidados a realizá-las.

Vejam:

O aluno é capaz de realizar as atividades no computador da sala de informática com o auxílio da professora e também de fones de ouvido, quando ele será capaz de ouvir a história contada, ler  e realizar  as atividades propostas em cada etapa do "jogo".

-   Na primeira atividade a vovó propõe para o neto conhecer as cartas de antigamente que ela possui guardadas.





-   O aluno clica em cada envelope, quando abrirá cada carta mostrando seu conteúdo.





Na atividade seguinte o aluno é convidado a colocar "cada parte" da carta no seu devido lugar, apenas clicando com o mouse e arrastando no local correto.

Caso o aluno não consiga colocar a "parte " da carta no local certo, será porque não está correto, então ele tentará outras vezes arrastando até encontrar a posição certa para cada parte, sendo: Saudação, Remetente, Destinatário, Local, Assunto, etc.


Nesta atividade também é trabalhado o uso de "R" e "RR".







Após realizar as atividades propostas nas cartas, o aluno acompanhará o "neto" que juntamente de sua avó irão até o correio enviar suas cartas.





Após o término das atividades no Aplicativo Edubar, os alunos retornam à Sala de Aula para desenvolverem outras atividades no Caderno de Apoio.




Nele aprendem a escrever cartas, e são convidados a escrever uma carta para um amigo da sala, que após ser reescrita e corrigida pela professora é colocada num envelope e entregue pessoalmente ao colega da sala.



Nessas fotos a professora auxilia os alunos no preenchimento de envelopes.






Agora, eles já são capazes de preenchê-los sozinhos...




Júlia com seu envelope pronto!



   









Agora, nossos alunos entregam suas cartas aos amigos da sala:





Monique e Aline



Isabelle e Celyne






David, Rian e Gustavo






Professora Michelle e Júlia




Ewerton





Geovanna e Aline



Keith e Geovanna Chagas




Henrique




Samara e Rian





Paulo





Ronaldo






Henrique e Rian





Reinaldo e Ícaro




"..A tecnologia é um grande aliado na sala de aula. Não podemos mais apenas ter a lousa, os livros, como únicos meios de apropriação da aprendizagem. É necessário que façamos sequências de atividades práticas, que sejam trabalhadas de várias maneiras diferentes para que nossos alunos vejam a importância real das atividades escolares na sua vida. Pois assim, será mais gostoso e divertido o aprendizado."    
Professora Michelle



Para saber mais:



* O Edubar é um aplicativo que foi criado a pedido da Prefeitura de São Paulo para trabalhar em conjunto aos Cadernos de Apoio e Aprendizagem. Nele há habilidades e competências que os alunos  devem adquirir ao longo do ano escolar, de maneira dinâmica, em forma de histórias, jogos e simuladores.


Para acessar o Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa do 4º ano, clique:  


Um comentário:

Unknown disse...

sou mae do Ewerton adorei...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...