domingo, 13 de julho de 2014

Trabalho de Conscientização sobre Greve dos Educadores da Prefeitura de SP

Trabalho de Conscientização sobre Greve dos Educadores da Prefeitura de SP







Após retornamos da Greve de 42 dias, houve a necessidade de explicar aos alunos e mostrar o que ocorreu nesses 42 dias.

Para tanto, realizamos um vídeo com fotos e principais acontecimentos durante a greve, bem como as matérias vinculadas nos meios de comunicação.


Os alunos dos 9ºs anos, assistiram ao vídeo abaixo:


                                        https://www.youtube.com/watch?v=cl4sLfzwm-8















Após assistirem ao vídeo, houve um bate-papo para explicar as conquistas e tirar as dúvidas quanto a greve dos profissionais da educação. 

Em seguida, os alunos escreveram em forma de Artigo de Opinião, a visão individual ou em duplas, de como eles viram e sentiram essa greve, a mais longa da Prefeitura de SP.

Confiram as opiniões dos nossos alunos:  



"Eu achei que a greve foi necessária sim!  porque os professores lutaram pelos seus ideais e para mudanças nas escolas e etc."  Milena Lacerda Alves – 9A

“Muito  legal   a greve  que os  educadores fizeram , foi uma forma de melhorar a  educação e o ensino …. Concordo totalmente com a greve  porque  nós alunos  merecemos melhores condições de estudo , parabéns a todos educadores  pela forma de batalhar pelo nossos direitos , e não ficar calado com a injustiça que fazem com a população , não concordo com o modo que a prefeitura  comanda tudo isso , acho que eles deveriam valorizar mais a educação até porque o futuro depende disso , não só a educação mas a saúde também e etc. Romilda de Jesus Santos  - série :9ºB – também é integrante do Grêmio Estudantil da Escola


"Eu achei bom  essa greve dos professores.  São melhorias para eles e para nós alunos. É direito dos professores, eles estão certos em fazer greve." Douglas de Sousa  - 9ºA                                                                              
"Eu achei chato ter que vir para a escola, na época de copa, mas não tenho o que reclamar pois nós ficamos 42 dias em casa, então é meio justo. 
Já em relação a greve, acho que os professores tem todo esse direito de procurar condições melhores de emprego, eu até achei certo os professores terem feito a greve e não sei porque os alunos reclamam tanto assim, afinal eles estão certos."  Aluno: Bruno Silva Pimentel   - 9ºA


“Eu acho que os professores tem que ganhar mais porque  e muito ruim ganhar pouco o ano inteiro.” Efraim-  9 B







“Acho que a greve dos professores foi totalmente justa e válida, eles foram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho, segurança e reajustes atrasados no salário. Fizeram passeatas, protestos, acamparam na frente da prefeitura, na tentativa de chamar a atenção do prefeito Haddad, o mesmo recusou todas as propostas que  lhe foi apresentada durante 42 dias.
Ouvi muitos comentários maldosos e desrespeitosos sobre os professores, que na minha opinião, foram totalmente desnecessários. Está certo, no começo eu também não concordava muito com a ideia, mas eu comecei a prestar mais atenção na causa, do que na mídia que difamava ela.
Acho que esta greve serviu como aprendizado para muitas pessoas. Eu mesma, por exemplo, aprendi que em qualquer profissão há lutas e batalhas, e que uma hora, mais cedo ou mais tarde quem quer ver o país ir para frente vai sair às ruas e protestar.”  Bruna Oliveira - 9°A / também é integrante do Grêmio Estudantil da Escola


"Eu acho que a greve dos professores foi muito boa para eles e para nós, porque vai ter muitas melhorias …"  Paulo Roberto  9ºC
 

“Nós achamos  bom pois  os  professores  lutaram  pelos  seus direitos,  e  pelas melhorias da  escola: Saturnino  Pereira. O  ruim  foi  que tivemos  que  repor  as  aulas e não tivemos férias.” Ezequiel e Willians – 9 A

 “Eu não achei  muito bom porque mesmo as escolas que fizeram greve não tiveram  aulas nas férias depois,  mas só a nossa escola!”  Fabricio Thomaz  Garcia – 9ºA

 “Muito interessante. Gostei muito, pois os professores estão   sempre lutando pelos direitos deles e dos alunos.”  Flávia Jesus Silva  n:11  9ºA

 
"Foi boa porque os professores pediram um direito deles, contra a violência. Não  foi  apenas para eles ,dos alunos também!   Eles querem mais segurança e contra a violência nas escolas."  Gustavo Conceição Trindade  Nº14 - 9ºA 
  
“ Nós achamos muito importante porque os professores foram lutar pelo nossos direitos, pois  é injusto nós alunos trabalharmos sem material e chegar ao ponto dos professores ter que comprar para o nosso próprio uso , ter que tirar dinheiro do seu salário , que já não e lá  grandes coisas, para comprar coisas que a Prefeitura deveria dar .”  Ketlen 9°A /  Daniela  9°A – as alunas também são integrantes do Grêmio Estudantil da escola.


“Eu achei legal que eles lutaram por aumento salarial.  Eu achei sacanagem o que o           prefeito fez! Ele demorou tanto para entregar o aumento que os professores  dormiram na porta da prefeitura.  E o aumento ainda foi dividido em TRÊS ANOS! ”   Igor Daniel Prietro Bastiani  / 9ºA

“Eu acho que a greve de professores  foi  legal, pois fiquei muito tempo em casa pena que não tivemos férias. E férias é a coisa que o aluno mais quer….” Ítalo  Guilherme  9ºC


“Ao começar a greve eu ainda não entendia o protesto dos professores , eu pensava uma opinião totalmente ao contraria disso, com o tempo eu fui adquirindo experiência com relação a este fato , eu entendi que os Professores da Educação de SP estavam fazendo isso não só pelo bem deles mas também pelo bem dos alunos e de toda a população,  pois a greve é uma forma de demonstração de que a população não está  contente com aquilo que o Prefeito ofereceu para nós. Os professores exigiram uma educação melhor, segurança para nós, o preenchimento de alunos em sala de aula está  acima do normal, aumento no salários dos educadores.
Eles fizeram isso com o propósito de regularizar a educação pública, que já pelo fato de ser pública tem muito preconceito na visão da burguesia. O Prefeito de São Paulo demorou  42 dias para aderir as exigências dos profissionais da educação, sendo que isso só aconteceu por conta da Copa do Mundo para que as pessoas tenham uma boa visão do que é o Brasil, aconteceram coisas surpreendentes como acampamentos em frente a Prefeitura nos dias mais frios de São Paulo, perigos nas ruas, Etc. Pode-se dizer que eles são o grande andamento e os grandes heróis na Educação Pública.   Jean Carlos Pereira Dias  Nº 16  Série: 9ºB  / também é integrante do Grêmio Estudantil da Escola.


 “ Eu achei bom só que eu não estava lá para ver melhor,  tive  que ver o vídeo,  gostei muito e vi o trabalho que deu. Os professores andaram muito no frio e no calor, ficaram muitos dias lutando para melhorar  a educação das escolas e dos alunos .” Jemerson Alves   / Serie : 9 ºB  nº17 – também é integrante do Grêmio Estudantil da Escola


   
   “Eu achei muito legal essa greve, pois irá melhorar as escolas.” Augusto – 9ºC

Na minha opinião a greve serviu  para colocar na cabeça que  as pessoas  tem que  lutar pelo  direitos  das pessoas.” Laisa , n. 21 – 9ºB


“Eu acho que  os professores estão muito  certos de fazer greve, mas não acho certo termos que vir na escola nas férias,  e nem na Copa. É muito chato ter que vir para a escola, afinal não somos  obrigados “ Larissa dos Santos – 9 º B



“Eu achei um pouco ruim porque nós ficamos sem férias! E também ruim para os professores que  ficaram dormindo em barracas no frio. Mas foi  bom porque também vamos ter melhorias na escola para os alunos. “  Leandro Victor Batista dos Santos nº 24 - 9º B


“Na minha opinião:   os professores estão certos e eu apoio  porque se você não luta nada vai mudar e o que eles fizeram foi muito bom. Enquanto eles lutando pelo o que é certo alguns criticando falando  coisas que nem sabia se era  CERTO ou ERRADO, então eu apoio!”  - Luana da Silva Nogueira – 9 B


“Concordamos com o ocorrido da greve, só que não achamos justo ficarmos sem férias, mas fora isso estamos de acordo  e achamos que os professores fizeram muito bem em lutar pelos seus direitos.” Mariana L./ Kimberlyn V. 9°C


“Bom minha opinião é:  Eu achei muito legal o que eles fizeram  por nos seus queridos alunos e que eu adoraria ter ir do juntos com eles! Mas eu não pude ir ... Mas enfim eles conseguiram!  Isso é o que importa ! Não ligo para que os outros falam,  que os professores ficam fazendo greve e depois nós pagamos o pato...  E daí ?  o que eles fazem é por nós! Bem, essa é a minha opinião”  José Milton Araújo dos Santos Júnior -  n 18  - 9 B - também é integrante do Grêmio Estudantil da Escola


“A greve dos Professores das redes pública municipal foi essencial para abrir os olhos da população e das autoridades maiores. Eu, Sara, não tinha essa dimensão do que realmente significava , é uma forma de não se calar, de mostrar a tua voz e não se submeter a tudo que os políticos nos propõe .
Os professores, ou melhor,  Guerreiros , não conseguiram tudo o que queriam mas lutaram …  Aprendi que perdendo ou ganhando o importante é a LUTA . “ 
 Sara de Almeida -  número: 31 - 9°B

 “Eu acho que a Greve dos Professores  por um lado foi bom para a escola , mas nós ficamos sem férias! esse é o chato , porque muitas pessoas iam viajar nas férias, passar com a família e não podem !
Mas eu estou de acordo com a greve pois as salas de aulas tem muitos alunos e os professores são um só, então como vão dar atenção a todos alunos?  Tem sala que há quase 40 alunos ! um absurdo né ?”  - Talita Soares  - 9ºC


“Eu  acho que a greve dos professores foi boa porque fiquei em casa por dois
meses, mas ao mesmo tempo ruim pois agora temos que repor aulas nas férias e nos  sábados , mas mesmo assim acho que professores precisam defender seus direitos!”  Victoria Santos:: Nº 32 :: Série :: 9 º C



“Hoje, dia 27/06/2014 foi pedido para nós alunos escrevermos um artigo de opinião referente a greve dos professores, penso muitas coisas sobre isto. Mas a maioria tem sua opinião, sua visão e crítica, seu modo de pensar sobre isto. A minha opinião é que apoio sim a greve, por ter melhorias  em nossas escolas, na segurança para todos nós, tantos alunos e professores. Não me aprofundei totalmente neste assunto, mas uma das coisas que estava  sendo reivindicado era segurança, melhores condições para uma sala de aula para assim fazer uma aula melhor, foi citado também a redução de alunos em salas de aula que falam por ai que é 30 mas na realidade são quase 40. Foram muitas as reivindicações feitas pelos os professores.
Não sou totalmente contra a greve porque se ninguém lutar não vai melhorar e o Brasil irá ficar para trás e nós também! Eu achei ruim  porque fiquei em casa sem aula... Penso nas coisas que poderia ter aprendido... Mas tudo bem, pois sei que eu não sou um aluno totalmente 100% dedicado, mas 78% eu sou!  Ninguém e 100% né ? Mas está tendo reposição de aulas sim! assim sim! pena que também é durante os sábados, que é o dia que  todos gostam de ficar bem tranquilos,  mas eu venho mesmo assim!
A greve trouxe sim resultados! Não sei se todos os objetivos foram alcançados, mas sei que boa parte foi.   
Espero ter me expressado bem porque tento dar o melhor de alguém melhor de mim mesmo.”  Vitor da Silva. Nº33. 9º ano B. Manhã – também é integrante do Grêmio Estudantil da Escola.


“Eu não achei muito legal , porque só nossa escola estava de greve, mas tenho  que entender , porque não é culpa dos professores!  ruim foi para os professores que fizeram greve.” Yago Silva Dos Santos-  9ºA



“Nós achamos interessante porque os professores reivindicaram  os seus direitos!  VIVA OS PROFESSORES!!! -  Stefani Morais de Sousa  /  Tamires Cardoso dos Santos – 9ºA


 Em minha opinião, eu acho que a greve foi bem colocada porque Também irá melhorar as coisas, mas o governo deveria dar a resposta antes de 42 dias, porque só prejudica os alunos! Mas  agora que nós estamos repondo, tudo bem! “  Luana Gonçalves da Silva -  9º ano C





  



Após 42 dias, percebemos que nossos alunos compreenderam de fato toda a nossa luta!

 E é claro, que os Profissionais da Educação só tem a agradecer tamanho apoio recebido dos nossos jovens alunos, tão conscientes da realidade política  brasileira atual, e tão integrados dos seus direitos e deveres na nossa sociedade! 

De fato, somos privilegiados em ser seus professores! 



4 comentários:

Unknown disse...

aii que legal o blog do saturnino

Unknown disse...

aii que legal o blog do saturnino

Anônimo disse...

nossa e muito bom gostar de muitas pessoa legal nessa escola

Anônimo disse...

e muito bom ter varias pessoa legal na escolas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...