No dia 07 de dezembro de 2015, a Imprensa Jovem da nossa escola, Emef Saturnino Pereira, foi convidada para cobrir a reportagem da visita do navegador e escritor Amyr Klink, na EMEF Célia Regina Andery Braga.
Você quer saber como Amyr Klink veio parar aqui na Cidade Tiradentes? Então veja só:
Tudo começou quando a Professora Nair, do 5 ºano C, da EMEF Célia Regina, leu um dos livros que Amyr Klink escreveu: "Cem dias entre o céu e o mar" para os seus alunos. Após o término da leitura, o aluno Giovanni fez um pedido para sua professora: " por que não convidamos o escritor para conhecer a nossa escola?" Então a professora Nair comentou com a Coordenadora Priscila, que entrou em contato por email com o escritor, e explicou da vontade dos alunos em conhecê-lo. Foi assim que Amyr Klink veio até à escola.
Quando Amyr Klink chegou na escola, ele subiu rapidamente para o segundo andar, onde aconteceu o bate-papo com alunos e professores, para colocar os slides com fotos no computador. Amyr começou falando sobre onde mora, numa Ilha em Paraty, Rio de Janeiro. Contou que na sua casa só existe a casa e a natureza. Toda a locomoção, até mesmo para o mercadinho, tem que ser feita de barco.
O navegador falou sobre suas viagens pela Antártida. Disse que gostaria muito de ir todos os anos até lá, mas nem sempre é possível. Contou sobre suas experiências, como fazia para controlar a comida e a água no tempo em que ficou sozinho viajando, também contou como foi viajar com a família, e ainda com os filhos dos amigos. Num dos trechos Amyr disse algo surpreendente: " Se a minha filha de 5 anos caísse no mar, não teria como ir buscá-la, pois em torno de 2 minutos e meio, qualquer pessoa que caísse no mar, já estaria morta, então, eu não poderia arriscar a vida de todos no barco por causa de uma única pessoa, mesmo que essa pessoa fosse minha filha ". Todos ficaram surpresos com essa declaração!
Em seguida, o navegador falou sobre o papel da escola atualmente: "Hoje o conhecimento não está apenas na escola, ele está por todos os lados".
Depois de uma hora e meia, a palestra se encerrou com os alunos dos 5º anos, que fizeram agradecimentos e ainda perguntas curiosas sobre a vida do escritor.
Depois de uma hora e meia, a palestra se encerrou com os alunos dos 5º anos, que fizeram agradecimentos e ainda perguntas curiosas sobre a vida do escritor.
Quando terminou o bate-papo, foi a vez do Imprensa Jovem conversar com Amyr Klink. Ele foi muito simpático e gentil. Nossa colega Maria Eduarda, escritora do Projeto Aluno Autor, autografou e entregou um livro para ele, que ficou surpreso com a iniciativa.
Para a fotógrafa do Imprensa Jovem, Aline, conhecer o navegador e escritor Amyr Klink, foi muito emocionante! Ficamos imaginando como deve ser maravilhoso conhecer a Antártida. "Achamos ele um grande exemplo, ele nos incentiva a aproveitar a vida, por mais que ela seja curta, e ele aproveita a vida dele construindo barcos e viajando, que sonho!"
Equipe Imprensa Jovem: Celyne e Aline, escritor Amyr Klink, Aluna escritora Maria Eduarda, Professora Michelle |
Para assistir o vídeo da nossa cobertura da reportagem, clique aqui:
Clique aqui também, para ver todas as fotos no nosso álbum do facebook:
Aline Aragão - Fotografia e Filmagem
Celyne da Rocha - Repórter
Participação Maria Eduarda - Projeto Aluno Auto
Revisão Professora Michelle
Publicação: Equipe Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário