domingo, 19 de abril de 2015

Saiba mais sobre o Dia do Índio!


Vamos falar um pouco sobre Os ÍNDIOS , já que foram os primeiros a habitar o Brasil e porque esse dia comemorativo esta chegando. 

DIA DO ÍNDIO 

O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear a esse povo.



A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.

Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.

O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.Esses povos foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam, além de morrerem por maus tratos e tiros quando tentavam fugir, o que fez reduzir em grande quantidade parte de sua população.

Os portugueses trocavam informações com os índios através de gestos, mostrando-lhes como era a sua cultura, sua forma de viver, mas exigiam destes que atendessem suas vontades e necessidades.

Hoje em dia a quantidade de índios está aproximadamente em torno de 280 mil, mas, em razão da melhoria de suas condições de vida, há um crescimento populacional desse povo.


MÚSICA PARA O DIA DO ÍNDIO 



Pesquisa e produção: Celyne
Revisão: Profª Adriene



terça-feira, 14 de abril de 2015

Assembleia Escolar


Aconteceu na nossa escola a primeira Assembleia Escolar de 2015.

A gestão democrática é aquela onde há a participação de todos os envolvidos na tomada de decisões, e no caso da escola inclui alunos, professores, pais, e toda a equipe escolar, através de representantes. 




Veja neste vídeo um pouco mais sobre essa prática:
Assembleias Escolares






Na EMEF Saturnino Pereira as assembleias ocorrerão quinzenalmente, em datas divulgadas aqui no blog na seção Calendário de Eventos.

No site da Revista Gestão Escolar há um relato de assembleia escolar e como ela contribui para o bom andamento no ambiente escolar, para ler clique aqui.

Imagens: Coordenadora Pedagógica Elisângela
Redação e publicação: Profª Adriene


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Venha comemorar o 31º aniversário da Cidade Tiradentes!

Atenção, Atenção Galera!!

 Venha comemorar o 31º aniversário da Cidade Tiradentes!



 Já estão ocorrendo eventos como música, arte e entretenimento.

Confira as sugestões do Imprensa Jovem!  




                                                   * PROGRAMAÇÃO *


1. Intervenção Artística - Rádio Novela 
Radionovela é uma narrativa sonora que era produzida na era de ouro do rádio. 

Nessa intervenção artística o público presente assistirá, ao vivo, à produção de uma rádio novela baseada no depoimento de Dona Neusa, moradora da região há 70 anos. 

Haverá também uma exposição sobre a história da Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes.

Não perca! 


Dia 14 de abril às 16h 

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes 
R. Henriqueta Noguez Brieba, 281 - Tel.: 2518-4428


2 . Seminário: A Idade de Cidade Tiradentes em Debate  

Este seminário irá debater a história de Cidade Tiradentes, que surgiu no final da década de 1970 quando a Prefeitura de São Paulo adquiriu terrenos para a construção de casas populares. Era considerada como uma ''cidade dormitório'' devido a ser muito distante do centro da cidade. Hoje ela conta com 220 mil habitantes e ainda pouca iniciativa cultural.  

Comparecerão os palestrantes, Edimilson Peres Castilho (arquiteto, urbanista e historiador), José Donizete Cazzolato (geógrafo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole) e o subprefeito interino, secretário adjunto de coordenação das subprefeituras, Miguel Reis Afonso.

Dia 17 de Abril às 18h30 

C.E.U Inácio Monteiro
R: Barão Barroso do Amazonas s/n Tel.: 2518-9042 

3. Centro Cultural Arte em Construção (Pombas Urbanas) 

O  Teatro Pombas Urbanas chegou aqui na Cidade Tiradentes em 2004, e desde então  o grupo tem criado importantes vínculos que promovem e valorizam a cultura no dia-a-dia do bairro.
Neste dia a comunidade será convidada a dar e ouvir depoimentos sobre a história do bairro tomando um delicioso café da tarde!

Compareça! 
Dia 18 de abril às 15h 
Teatro Pombas Urbanas
Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Tel.: 2285 - 5699 / 7758 


Para  saber mais  informações sobre os eventos de comemoração da Cidade Tiradentes, acesse o site da Prefeitura de SP: 


Se você quer conhecer a História da Cidade Tiradentes, acesse o Blog



Texto: Giovanna Avelar -  9ºano A
           Gabriele Silva - 8ºano C
Orientação: Profª Michelle Bernardes
Publicação: Professora Adriene Ramos 



domingo, 12 de abril de 2015

Excursão ao Teatro O Homem de La Mancha e Exposição Leonardo da Vinci



Na quinta-feira dia 09/04/2015 os alunos participantes da Academia Estudantil de Letras - AEL fizeram uma visita ao Teatro Sesi, onde assistiram ao musical 'O Homem de La Mancha' e visitaram a exposição 'Leonardo da Vinci - a Natureza da Invenção'. 





A exposição Leonardo da Vinci - a Natureza da Invenção apresenta um fascinante conjunto de projetos, desenhos e maquetes produzidos em 1952 para a celebração do quinto centenário de nascimento do nascimento desse expoente renascentista. Pesquisadores e engenheiros mergulharam na pesquisa e reinterpretação de seus manuscritos para produzir as peças que compõem essa exposição.


Criado pelo pai, Piero da Vinci, um advogado florentino, Leonardo da Vinci (1452-1519) além de pintor e escultor com inúmeras obras consideradas ícones da história da arte, foi um brilhante inventor de máquinas fabulosas, um verdadeiro visionário dos tempos modernos. 

A exposição vai até 10 de maio de 2015, a entrada é gratuita e o horário de funcionamento das 10h às 20h. 




O musical 'O Homem de La Mancha' inspirado em Don Quixote, da obra de Miguel de Cervantes, é dirigido por Miguel Falabella. 


Ambientada em um manicômio brasileiro do final dos anos 30, onde um novo interno leva a todos numa viagem fantástica pela fantasia e imaginação.

Uma das canções principais é 'Impossible Dream' (Sonho Impossível), que você pode ver na versão em inglês abaixo. 



Teatro do Sesi – São Paulo | av. Paulista, 1313 – Bela Vista 
Temporada
de 14 de janeiro a 28 de junho de 2015
Quarta a sexta, às 21h | Sábados, às 17h e às 21h | Domingos, às 19h

Sessões fechadas para escolas às quintas-feiras, às 15h.

Classificação indicativa: 10 anos
Duração aproximada de 1h45


E você, já visitou a exposição ou já viu o musical? Gostaria de visitar? Comente abaixo! 


Imagens: Equipe Imprensa Jovem e Profª Adriene
Texto e publicação: Profª Adriene
Coordenação da excursão: Profª Inez 
Apoio: Prof's Eleazar, Everaldo, Bethy







domingo, 5 de abril de 2015

Projeto: "Mulheres na Matemática" - Professor Jefferson

O Imprensa Jovem acompanhou  o projeto “Mulheres da Matemática”, que há um mês  o Professor de Matemática Jefferson vem desenvolvendo com os alunos.






O Projeto que foi programado para o mês de março, teve o objetivo de homenagear o Mês das Mulheres, relembrando a grande importância delas na sociedade, e também destacando a relevância que essas mulheres tiveram na história mundial e da matemática.


Acompanhamos os trabalhos e apresentamos aqui, alguns deles.

No primeiro deles, as alunas estudaram Hipatia de Alexandria (320-415), que ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas. Tivemos também o grupo que pesquisou Maria Gaetano ( 1718-1799), que foi a primeira mulher no Ocidente a ser reconhecida como Matemática.
Outro exemplo de mulher na matemática que os colegas estudaram, e que nos sensibilizou muito foi Sophie Germain( 1776 – 1831). Os pais não aceitarem que ela estudasse, tanto que eles tiraram a luz da lamparina de seu quarto, mas a mesma, conseguiu providenciar velas, e assim prosseguiu os estudos. Ainda bem, pois Sophie realizou  tão ótimos trabalhos, que chegou a trabalhar com o famoso Isaac Newnton.


Mas, o que mais impressionou, foi a história de Mary Fairfax Greig Someville ( 1850-1891), que ficou muito famosa e teve seu trabalho divulgado por diversos matemáticos. Porém, devido ao preconceito contra as mulheres da época, Mary teve seu trabalho boicotado quando souberam que aqueles trabalhos maravilhosos eram de uma mulher. Chateada, porém, persistente, Mary chegou a usar um pseudônimo, com nome de um homem para continuar divulgando seus trabalhos.
Pelo que pudemos presenciar hoje, as mulheres da matemática passaram por muitos preconceitos, que ainda hoje podemos infelizmente presenciar.






Veja as apresentações em vídeo abaixo:


O que você achou dos trabalhos? Deixe sua opinião nos comentários!


Texto e Fotos: Jovem Tec’s Jennyfer e Vinicius

Revisão: Professora Michelle 

Edição de vídeo: Profª Adriene

sábado, 4 de abril de 2015

Visita monitorada ao Instituto Butantã

No dia 26 de Março de 2015 alunos dos 6º, 8º e 9º anos participaram de uma visita monitorada ao Instituto Butantan.


O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Realiza missões científicas no país e no exterior através das Organizações Mundial e Panamericana da Saúde, Unicef e ONU.

Desenvolve projetos de pesquisas básica e aplicada, tais como estudos sobre animais peçonhentos, agentes patogênicos, inovação e modernização dos processos de produção e controle de imunobiológicos e estudos clínicos, terapêuticos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos.

Mantém coleções científicas zoológicas e desenvolve atividades educacionais e culturais por meio de quatro museus – Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.

Oferece também cursos de extensão, visando à formação de profissionais que possam ser multiplicadores de informações em saúde pública, e cursos de aperfeiçoamento, de curta duração, abordando temas como animais peçonhentos, insetos de importância médica, soros e vacinas, destinados à comunidade em geral, estudantes, professores, militares, bombeiros, agropecuaristas, entre outros​​.

Para saber mais sobre o Instituto Butantan, clique aqui. 

Lá os alunos visitaram os 3 museus:



Museu de Microbiologia (clique para ver todas as fotos)







E você, participou do passeio? O que achou? Comente abaixo!
Gostaria de ir no próximo? Fique ligado!

Imagens : Equipe Imprensa Jovem/ Blog
Edição e publicação: Profª Adriene 


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Páscoa no Saturnino


Na Páscoa na EMEF Saturnino Pereira, as Professoras dos primeiros anos direcionaram uma atividade onde cada aluno preparou seu próprio bombom! Veja como foi:


 

 



Para ver as imagens maiores, clique sobre elas.

Em nome de toda a equipe da EMEF Saturnino Pereira desejamos a todos uma FELIZ PÁSCOA!


Imagens: Coordenadora Pedagógica Elisângela 
Redação e publicação: Profª Adriene 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania!

Há algumas semanas o Imprensa Jovem esteve na sala da Professora Michelle , do 4ºB, acompanhando a aula prática do Livro " Um por todos e todos por um".

Luara, Karolline, Professora Michelle e Eliana 

A professora nos disse que  os professores dos 3ºs anos do ano passado,  ganharam o livro para os alunos, quando realizaram um curso. Mas como o material chegou no final do ano, neste começo de ano, ela e as professores que realizaram o curso estão utilizando-o em parceria com a Professora Jovina de História/ Geografia.
"
Aluna Elana medindo aluno Giusleno 


"As atividades do livro são muito práticas e divertidas! Auxiliam os alunos a se reconhecer enquanto pessoas em busca de sua identidade e ainda como  cidadãos, praticando a cidadania na escola e na vida cotidiana". Professora Michelle 





Após medir os colegas com fita métrica, os alunos medem com o barbante e colam no livro. 


... e também as digitais dos dedos! 
Alunos Marcos e Gabriel desenhando a própria mão...




 Amanda desenhando a forma do pé da Iara. 

O Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania! é uma parceria firmada entre a CGU e o Instituto Maurício de Sousa com o objetivo de disseminar entre as crianças valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.

Para saber mais acesse: 

http://www.cgu.gov.br/assuntos/controle-social/educacao-cidada/um-por-todos-e-todos-por-um-pela-etica-e-cidadania


Texto Coletivo: Imprensa Jovem 
Desenvolvimento das atividades: Profª Susan, Marlene, Andreia e Michelle
Revisão: Professora Michelle 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...