sexta-feira, 8 de maio de 2015

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES


No próximo dia 10 será comemorado o Dia das Mães. 

No dia das mães atual, os filhos dão presentes para suas mães. Mas nem sempre foi assim!

O dia das mães começou na Grécia antiga,  nos primeiros indícios de comemoração os gregos faziam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres.Nesse dia os gregos distribuíam presentes além de prestarem homenagem a deusa.

Os romanos seguiam algo semelhante que durava cerca de três dias (entre 15 e 18 de maio) e era diferente de nossa comemoração, eles comemoravam a nossa virgem Maria.

O dia das mães como comemoramos hoje teve início nos anos 1910, quando a americana Ana Jarvis, após o falecimento de sua mãe e passar por uma depressão profunda, inicia uma campanha para instituir uma data para lembrar e reconhecer o amor e dedicação de todas as mães, vivas ou falecidas.

Ana Jarvis não tinha em mente tornar a data comercial, mas isso aconteceu após a nacionalização do segundo domingo de maio para lembrar esse dia, onde os comerciantes viram na comemoração uma forma de alavancar as vendas.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. 

Aproveite este dia para lembrar e demonstrar carinho por aquela que lhe tem amor e cuidado!

Feliz Dia das Mães a todas as mamães da EMEF SATURNINO PEREIRA !


















Pesquisa: Sabrina Lino 6ºC
Revisão e postagem: Profª Adriene


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...