quarta-feira, 18 de março de 2015

Adaptação de um teclado tradicional para Braille - Atendimento Educacional Especializado no SAAI


O Atendimento Educacional Especializado visa entre outras coisas a produção de materiais que possibilitem o acesso da pessoa com deficiência ao conhecimento escolar.

Tendo em vista essa necessidade a Professora Elisabete produziu um material adaptado em BRAILLE, para uso de uma aluna cega, no vídeo abaixo estão todos os passos que envolvem essa produção. O material é um teclado adaptado com tinta plástica, considerando a necessidade de precisão dos espaçamentos, pois mesmo sendo um material artesanal, é para manuseio tátil o que requer essa precisão.



FALANDO UM POUCO SOBRE BRAILLE…

O BRAILLE é um alfabeto tangível, ou seja, feito para ser tocado, que serve para todos os idiomas. Foi construído por Louis Braille e hoje é chamado de Sistema Braille. É constituído por 63 sinais que são alternados para representar cada letra, número ou pontuação.

Para realizar a escrita em Braille usa-se a máquina Braille ou a Reglete acompanhada de uma punção, deste modo a pessoa cega tem autonomia para ler e escrever.

O trabalho na SAAI

Na cidade de São Paulo, alunos com deficiência podem ser matriculados nas redes de escolas regulares, como EMEI e EMEF, com auxílio das chamadas SAAI, que são Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão existentes em algumas Unidades da Rede Municipal, que complementam o desenvolvimento em sala através de atividades extraclasse. O aluno, depois de matriculado no ensino regular, passará a contar com uma equipe de apoio que avaliará a necessidade de se matricular na SAAI mais próxima, ou seja, o encaminhamento será feito através da escola.

Para saber quais escolas contam com atendimento especializado com SAAI, clique aqui.

Gostou dessa ideia? Deixe seu comentário!

Texto e vídeo: Profª Elisabete Galvão (Professora Regente de SAAI)
Revisão e Edição: Profª Adriene

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...