domingo, 31 de maio de 2015

Dia de Provão no Saturnino!


A cada Bimestre aqui na nossa escola acontece o provão bimestral, que tem por objetivo o incentivo ao estudo e o resgate do conhecimento científico. As provas de todas as disciplinas são divididas em dois dias e na saída os alunos já podem conferir o gabarito das questões e verificar seu desempenho.

Veja abaixo algumas fotos do provão do 1º Bimestre!













Imagens: Equipe Imprensa Jovem
Redação: Profª Adriene


sábado, 30 de maio de 2015

2º Café Filosófico "Espiritualidade em tempos de Fundamentalismo. O que tem a escola a ver com isso?"


Uma vez por mês, no horário de formação coletivo, tem acontecido o Café Filosófico, onde um convidado traz temas de interesse para discussão, e tudo acompanhado de cafezinho passado na hora!



Na última segunda-feira 25 de Maio de 2015 recebemos nossa diretora Profª Rute Rodrigues Reis, com o tema: "Espiritualidade em tempos de Fundamentalismo. O que tem a escola a ver com isso?"


Para saber mais , veja a entrevista do Frei Betto para a Revista Cult citada na conversa, clique aqui.


Você participou do evento? O que esta achando dos Cafés Filosóficos? Comente!

Imagens: Profª Michelle e Adriene




quinta-feira, 28 de maio de 2015

O que Vou Ser Quando Crescer? Intérprete de Libras



Você gosta de se comunicar com todo mundo? É do tipo que está sempre pronto para ajudar pessoas? Então, hoje vamos apresentar uma profissao muito bonita. a de intérprete da língua Brasileira de sinais (LIBRAS).
A profissão: O intérprete de libras é o profissional que faz a interação entre a língua falada e a língua sinalizada, para que pessoas surdas possam se comunicar normalmente. Para ser um intérprete, é necessário conhecer muito bem a língua portuguesa, o alfabeto e expressões de LIBRAS. É uma função muito importante dentro da sociedade porque permite a interação dos surdos, especialmente na área da Educação.
Locais de Trabalho: Escolas, universidades, centros culturais e de pesquisa, espaços públicos e privados e empresas.

Veja no vídeo abaixo uma reportagem explicando melhor essa importante profissão!






Pesquisa e digitação: Celyne
Revisão: Profª Adriene


Fonte: Diario do Alto Tietê

quarta-feira, 27 de maio de 2015

EMEF Saturnino Pereira participa do Programa "Assembleia Convida" na TV Assembleia, na Assembleia Legislativa de São Paulo

Deputado Carlos Giannazi, Diretora Rute Rodrigues, Professora Michelle Bernardes

No dia 21 de maio de 2015 a nossa escola EMEF Saturnino Pereira participou do Programa Assembleia Convida, na TV Assembleia, canal de TV da Assembleia Legislativa de São Paulo. Estiveram  presentes na entrevista, a diretora da nossa escola, Rute Rodrigues e a Professora Michelle Bernardes.

No programa foi abordado vários temas, um deles foi a violência contra os profissionais de educação na região da Cidade Tiradentes e Guaianases.

Há um ano as escolas da região tem pedido socorro para as autoridades contra os assaltos e agressões que os professores e funcionários tem sofrido. Não tem sido nada fácil, pois muitos professores estão sendo afastados das escolas por não conseguirem mais voltar a trabalhar com medo de serem assaltados ou agredidos novamente.

Professora Michelle, Deputado Giannazi e Diretora Rute
Os professores já realizaram passeata na região e  algumas escolas conseguiram que a Guarda Civil  Municipal esteja presente nas escolas para proteger os professores e alunos.

Conversando com a Professora Michelle ela nos disse que "o problema é uma questão social, afinal, muitos jovens estão sendo abandonados pelo Estado, e por conta disso passam a roubar pelas ruas".  Ela disse também que falta equipamentos culturais para as crianças. Mas ainda assim, a professora fala que  "os professores precisam de apoio e segurança, pois senão daqui a pouco as escolas poderão fechar, pois nenhum professor irá querer dar aulas aqui na Cidade Tiradentes".

Esta semana os professores de várias escolas estão se organizando novamente para discutir o tema.

No Programa também foi falado com muito carinho sobre como os projetos da escola tem ajudado a  combater a violência dentro da escola. No programa a diretora Rute destaca a parceria da escola  com o Coletivo de Cinema " Lentes Periféricas", que ano passado realizou uma oficina de cinema com os alunos e no mesmo dia os alunos produziram um  filme aqui na escola.

Outros projetos abordados também foram o Imprensa Jovem, a AEL (Academia Estudantil de Letras) que tomará posse agora em junho, os projetos de Teatro, Flauta, basquete, entre outros, que tem trazidos alunos do contraturno escolar para realizar os projetos.

Foi muito bacana ver a nossa escola Saturnino Pereira ser bem falada na Assembleia Legislativa de São Paulo. Nós alunos ficamos muito orgulhosos! :)

A entrevista foi realizada pelo Deputado Estadual Carlos Giannazi,do PSOL. Ele já esteve aqui na nossa escola na Mostra Cultural do ano passado, e também foi entrevistado pelo nosso Projeto do Imprensa Jovem.

Para assistir a entrevista clique no link abaixo: 


Fotos: Assessoria do Deputado Carlos Giannazi

Vídeo: TV Assembleia Legislativa de São Paulo - Programa "Assembleia Convida". 

Texto:
Equipe Imprensa Jovem
Projeto Blog na Escola 







segunda-feira, 25 de maio de 2015

EMEI Olga Benário Prestes - Apresentação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana

No dia 12 de maio de 2015, terça-feira, aconteceu um evento no EMEI Olga Benário Prestes.


     
Foi  a apresentação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana (IQI), onde pais, alunos e comunidade compareceram em uma reunião aberta com os professores e inspetores para comentar sobre o ensino educacional infantil, os aspectos positivos e negativos de cada unidade escolar.















   



             
Nós também realizamos entrevistas com os profissionais da escola! 

Entrevistamos a diretora Edilene de Cássia e demais funcionários. 

A diretora nos contou sobre os IQI e também sobre a prática da escola ser * laica. 

(* A escola laica, no seu currículo escolar, não privilegia nenhum crédulo religioso).
Professora Érika 
ATE Luane 
                                         



                        Confira nossa Cobertura acessando o link do vídeo abaixo:


                     https://www.youtube.com/watch?v=GuB619AXt-s&feature=youtu.be




Repórteres Kleisson e Giovanna 
Kleisson, Giovanna, Diretora Edilene, Professores Michelle e Everaldo 
                                                                                     
                                       
Para ver todas as fotos da nossa cobertura acesse nosso álbum no facebook: 




Até mais!
Cobertura do Evento: Equipe IMPJOV

Kleisson 9ºA
Giovanna 9ºA

Produção:

Giovanna, Milena & Stefany 9ºA


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Câmara no seu Bairro: Cidade Tiradentes

No sábado dia 25 de abril, aconteceu o evento na CEU Inácio Monteiro, localizado na Cidade Tiradentes, chamado ''Câmara no Seu Bairro'', onde a comunidade recebeu os Vereadores Municipais da Cidade de São Paulo para comentar ideias e fatos sobre: moradia, saúde, segurança pública, transporte e educação.

Alguns de nossos professores e equipe gestora estiveram presentes, e dois professores foram sorteados para discursar, assista clicando abaixo:

Professor Arnaldo Guedes 



Professora Michelle Bernardes



Os alunos do CEU Inácio Monteiro fizeram a cobertura do evento, você pode ver no vídeo abaixo:



Para ouvir o evento na íntegra, clique aqui.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES


No próximo dia 10 será comemorado o Dia das Mães. 

No dia das mães atual, os filhos dão presentes para suas mães. Mas nem sempre foi assim!

O dia das mães começou na Grécia antiga,  nos primeiros indícios de comemoração os gregos faziam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres.Nesse dia os gregos distribuíam presentes além de prestarem homenagem a deusa.

Os romanos seguiam algo semelhante que durava cerca de três dias (entre 15 e 18 de maio) e era diferente de nossa comemoração, eles comemoravam a nossa virgem Maria.

O dia das mães como comemoramos hoje teve início nos anos 1910, quando a americana Ana Jarvis, após o falecimento de sua mãe e passar por uma depressão profunda, inicia uma campanha para instituir uma data para lembrar e reconhecer o amor e dedicação de todas as mães, vivas ou falecidas.

Ana Jarvis não tinha em mente tornar a data comercial, mas isso aconteceu após a nacionalização do segundo domingo de maio para lembrar esse dia, onde os comerciantes viram na comemoração uma forma de alavancar as vendas.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. 

Aproveite este dia para lembrar e demonstrar carinho por aquela que lhe tem amor e cuidado!

Feliz Dia das Mães a todas as mamães da EMEF SATURNINO PEREIRA !


















Pesquisa: Sabrina Lino 6ºC
Revisão e postagem: Profª Adriene


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...