sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Apresentando Malba Tahan - por Profº Jefferson


         

Na reunião pedagógica de retorno às aulas após o recesso escolar, no dia 21/07/2015, houve uma apresentação do Professor Jefferson, disciplina de Matemática, referente ao Professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Júlio César nasceu no Rio de Janeiro em 6 de maio de 1985, mas foi criado na cidade de Queluz, interior de São Paulo. Com sua enorme criatividade, desde pequeno já escrevia muito bem e inclusive vendia redações aos colegas de classe, quando os trabalhos eram solicitados por seus professores.

Formado em Engenharia, Começou a lecionar aos 18 anos, em escolas particulares, oficiais e profissionais, chegando ao magistério universitário. Inimigo do método tradicional de ensino, defendeu o uso de jogos nas aulas de Matemática (visto como uma heresia na época). Defendia a instalação de laboratórios de Matemática em todas as escolas, suas aulas eram movimentadas e divertidas, e com seu carisma, encantava os alunos.

Sua carreira como escritor começou quando ele tinha 23 anos e era colaborador do jornal carioca O Imparcial, quando entregou a um editor cinco contos que escrevera. Os contos ficaram jogados por vários dias sobre uma mesa na redação. Júlio César, sem fazer nenhum comentário, pegou de volta os trabalhos e no dia seguinte, entregou os mesmos contos, mas com outra autoria. Em vez de J.C. de Mello e Souza, assinava R.S. Slade, um fictício escritor americano. Entregou os contos novamente ao editor, dizendo que acabara de traduzí-los e que faziam grande sucesso em Nova York. O primeiro deles, A Vingança do Judeu, foi publicado no dia seguinte e na primeira página, sendo os outros quatro publicados em seguida e com o mesmo destaque. “Aí eu descobri que era preciso mistificar”, disse ele. Com esse episódio, resolveu criar o personagem Malba Tahan, pois achou que um escritor brasileiro não faria sucesso assinando contos orientais com seu verdadeiro nome. Com isso, mergulhou nos estudos sobre a cultura e a língua árabe nos sete anos seguintes.


Escreveu 120 livros, sendo 69 de contos e 51 de Matemática, em sua maioria com enredos da cultura árabe. Sua obra mais famosa, o Homem que Calculava, tem mais de 80 edições e já foi traduzido para o inglês, espanhol, italiano, alemão e francês. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras de Beremiz Samir (o Homem que Calculava) e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.


Júlio César de Mello e Souza faleceu no dia 18 de junho de 1974, em Recife (PE), após uma conferência sobre a “Arte de contar histórias”, a convite da Secretaria de Educação e Cultura da cidade. Também iria falar sobre “Jogos e Recreações no ensino da Matemática”.

Em sua homenagem, atualmente é comemorado no Brasil o Dia da Matemática no dia 06 de maio, data de seu nascimento.

Veja a apresentação em slides no Power Point e conheça mais sobre a história de Malba Tahan nos seguintes links:






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...